Do
Jogo Ao Treino e Do Treino Ao Jogo – A Especificidade No Processo De Treino Do
Sistema 1-4-4-2
Autor:
Rafael Hackbarth
No futebol costuma-se dizer que da mesma forma com
que se pretende jogar deve-se treinar, onde todo treino é jogo e todo jogo é treino,
traçando assim, no processo de treino uma relação de dependência com a
competição.
Traçando uma relação entre treino e competição,
Garganta (1999) salienta que esta relação é consubstanciada por um dos princípios
do treino, o princípio da especificidade, que preconiza que sejam treinados os
aspectos que se prendem diretamente com o jogo (estrutura do movimento, estrutura
da carga, natureza das tarefas, etc.).
Buscando desta forma, maior transferência daquilo
que é pretendido nas sessões de treinamento para o contexto específico do jogo
propriamente dito.
Assim, o processo pedagógico didático do treino deve
levar em conta as características primordiais do jogo e o que será exigido da
equipe no jogo, para que assim, possa gerir um processo metodológico
educacional de ensino aprendizado condizentes com suas necessidades, inseridos
na elaboração e operacionalização dos exercícios de treino.
Constituindo assim nos atletas a capacidade do
jogar, e por fim, protagonizando na equipe comportamentos individuais e
coletivos a fim de que consiga organizar suas ações a fim de resolver com maior
eficiência estes problemas, tendo mais chances e/ou oportunidades de sair
vitoriosa ao término dos 90 minutos.
Fazer a equipe interagir como um sistema torna-se de
fundamental importância, construindo assim um pensamento coletivo,
transformando o treinar numa rede de interações complexas, de acordo com
princípios e regras e indo de encontro com o modelo de jogo da equipe.
Promovendo no processo de treino uma inteireza
inquebrável daquilo que se quer no Jogo, visualizando o processo de treino
através de uma visão sistêmica.
De acordo com Leitão, 2009 esta visão sistêmica,
deve antes de tudo levar em conta as particularidades dos seus elementos
constituintes, considerando também as inter-relações entre os elementos e a sua
organização, de forma com que, nos leve a entender esta interação dinâmica do
processo.
Uma vez
que, o todo não se sobreponha à soma das partes, Morin 1997: 2001 cita que, na
medida em que “todo” e a “soma das partes” não são iguais a “soma das partes”
maior do que o “todo” ou o “todo” maior do que a “soma das partes”.
Assim a
“soma do todo” se ordena em fractais, caracterizados por Siqueira 2005 citado
por Leitão 2009, como sendo objetos gerados pela repetição de um mesmo processo
recursivo, apresentando auto-semelhança e complexidade infinita, onde um
pequeno pedaço seu, é similar ao todo.
Estas fractais são partes fundamentais do processo
de treino de uma equipe, fazendo com que o treino seja constituído por meio de
‘micro-representações’ do jogar, que contemplam o todo, representando assim a
essência do Jogo, ou do Modelo de Jogo da equipe.
Treinar de acordo com um plano de ações,
evidenciando dentro destas micro-representações do jogar os comportamentos
pretendidos para a equipe torna-se essencial e representar isto por meio de
“jogos” pode ser uma das bases introdutórias para atingir o sucesso de uma
equipe.
Ao micro-representar o jogar de uma equipe por meio
de “Jogos Reduzidos” estaríamos então buscando a soma do todo, sendo um pequeno
pedaço seu, similar ao todo, fazendo com que “Reduzíssemos o Espaço De Jogo Sem
Empobrecer Sua Essência”.
Os jogos reduzidos são atividades eficientes em
termos de aproveitamento de tempo e a duração dos treinamentos. Estes, por sua
vez, devem ser amplamente utilizados nas sessões de treinamento, por permitirem
aos atletas vivenciarem situações problema que resultarão no modelo de jogo,
estando apto, desta forma a melhorar os aspectos técnicos, táticos e
fisiológicos dos futebolistas.
Garganta & Gréhaigne (1999) citam que face uma
situação de jogo, cada jogador privilegia determinadas ações em detrenimento de
outras, estabelecendo uma hierarquia de relações de exclusão e de preferência,
com implicações no comportamento da equipe enquanto sistema.
Segundo os mesmos autores, assim a equipe constitui
uma totalidade em permanente construção, na qual as ações pontuais,
aparentemente isoladas, influem no comportamento coletivo.
Esses tipos de exercícios tornam-se eficazes porque
segundo Martins (2010), permite a continuidade das ações, o domínio perceptivo
do espaço e possibilita um número elevado de intervenções na bola em situações
de ataque e defesa, sendo ele relevante a participação ativa do
professor/treinador na sua regulação.
Estes por sua vez enquadram um fenômeno complexo que
abrangem uma interação de diversos fatores: táticos, técnicos, físicos e
psicológicos tornando os jogos mais amplos, mais intensos, competitivos, complexos,
ritmados, pressionantes transitórios e instáveis ao mesmo tempo impondo uma
rápida adaptação dos aprendizes/futebolistas, tanto quando individual e
coletivamente a essas exigências impostas pelo jogo propriamente dito.
Para Castelo (2003) apud Martins (2010) é a partir
dos exercícios de jogo, com oposição entre duas equipes, que se estabelece a
possibilidade de se construir um ilimitado meio de exercícios específicos do
jogo, através dos quais, os jogadores desenvolvem, para além dos comportamentos
fundamentais da modalidade, a potenciação de atitudes de ataque e defesa de
forma contínua, em função da recuperação e posse de bola.
Para a potencialização destas atitudes, é necessário
que o processo de treinamento vá de encontro a “Especificidade” do Sistema De
Jogo que o treinador pretende torná-lo padrão em seu Modelo De Jogo.
Com isto, abaixo anexo alguns Exercícios de Treino
que vão de encontro ao Sistema de Jogo 1-4-4-2:
Confira:
Jogo De 3 + Goleiro
X 3 + 2 Coringas Com 2 Apoios Do Lado De Fora:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” + Goleiro contra 3 (M,A,A) “Atacantes” + 2 Coringas (M,V) que jogarão
para a equipe em posse da bola e 2 (L,L)
“Apoios” do lado de fora do campo de jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol e atacar os dois golzinhos na outra
extremidade do campo de jogo, enquanto os atacantes deverão defender os
golzinhos e atacar o gol em que está posicionado o Goleiro.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 2X2 + 2
Coringas Com 6 Apoios Do Lado De Fora:
Jogo
de 2 (V,V) “Defensores” X 2 (A,A) “Atacantes” + 2 (M,M) Coringas Com 6
(G,Z,Z,L,L) Do Lado De Fora Em Posse da Bola.
Ambas
as equipes jogam buscando a posse de bola e a manutenção da mesma.
A
cada quantidade “X” de passes trocados sem que haja intervenção por parte do
adversário a equipe marca ponto.
Os
coringas jogam para a equipe que está com a posse da bola.
Ambos
os jogadores jogarão podendo dar somente um toque na bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas propostos
e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 3 + G X
3 + Coringa Com Apoios Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” + Goleiro contra 3 (M,A,A) “Atacantes” + 1 (V) Coringa que jogará para a equipe em posse da bola e
3 (M,L,L) “Apoios” do lado de fora do
campo de jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que recuperar a posse da bola e encaixar um passe
aos Apoios exteriores.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola retorna a defesa.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado com os Apoios exteriores com a posse
da bola pertencente aos atacantes.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 (+2)
X 2 Com Apoios do Lado De Fora:
Jogo
De 4 (V,V,M,M) + 2 (Z,Z) “Defensores”
X 2 (A,A) “Atacantes” Com 2 Apoios (L,L) Do Lado De Fora Do Campo De
Jogo.
Num
retângulo de 12x6 metros (dividido em duas metades), 4 (V,V,M,M) “Defensores”
tentam manter a posse da bola, contando também com o auxilio por parte dos
“Apoios” (L,L) contra 2 (A,A) "Atacantes", jogando apenas a 1 toque.
Depois
de trocarem “X” quantidade de passes consecutivos sem intervenção por parte
dos adversários numa das metades do
espaço de jogo, podem deslocar-se (todos menos o jogador mais afastado, nesta
caso A,A) para a outra metade onde está os 2 Zagueiros à espera da posse de
bola.
Após
os atacantes recuperarem a posse da bola o jogador que efetuou o passe errado
e seu companheiro de posição tomam os lugares dos atacantes.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 5 X 5:
Jogo
de 5 (Z,Z,L,L,V) “Defensores” X 5 (V,M,M,A,A) “Atacantes” Em Posse Da Bola.
A
equipe defensora começa fora do quadrante e escolhe um de seus jogadores para
ficar dentro do campo de jogo (V) para atuar como um coringa ou pivô.
A
equipe defensora pontua sempre que efetuar “X” quantidade de passes ou
efetuar um passe para o seu coringa/pivô (V).
A
equipe atacante deverá tentar recuperar a posse de bola e para passar a ficar
do lado de fora do quadrante deverá executar “X” quantidade de passes sem que
haja a intervenção por parte do coringa/pivô que está dentro do quadrante,
realizando uma situação de 5X1.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 2 + (2)
X 2 + 2 Coringas Com 3 Apoios Exteriores:
Jogo
De 2 (Z,Z) + 2 (V,V) X 2 (A,A) + 2 (M,M) Coringas Com 3 (G,L,L) Apoios
Exteriores Em Posse Da Bola.
Duas
equipes tentarão manter a posse da contanto com o auxilio dos Apoios do lado
de fora do campo de jogo contra a terceira equipe.
Os
Coringas (M,M) sempre jogarão para as duas equipes com a posse da bola
trabalhando a somente um toque na bola.
Os
Apoios deverão trabalhar com somente um toque na bola e atuam também para as
equipes que mantém a posse da bola.
O
exercício é contínuo então mesmo que a equipe que deverá recuperar a posse da
bola recupere a mesma a tarefa continua, sem que haja pausas.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4+G X 4
Com 2 Apoios:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” + Goleiro contra 4 (M,M,A,A) “Atacantes” + 2 (L,L) “Apoios” dentro do
campo de jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que recuperar a posse da bola e encaixar um passe
aos Apoios.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola permanece com a defesa.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado com os Atacantes na extremidade
do campo de jogo..
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo de 3 +
G X 3 + 2 Coringas Com 2 Apoios Dentro
Do Campo De Jogo:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” + Goleiro contra 3 (M,M,A) “Atacantes” + 2 (M,M) Coringas Com 2 (L,L)
“Apoios” dentro do campo de jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que recuperar a posse da bola e encaixar um passe
aos Apoios.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
a defesa efetuar o passe para um dos apoios a posse da bola permanecerá com a
defesa.
Após
finalização a posse da bola permanece com a defesa.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado com os Atacantes na extremidade
do campo de jogo.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo de 4 + G X
4 + 2 Apoios Exteriores:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” + Goleiro contra 4 (M,M,A,A) “Atacantes” + 2 (L,L) “Apoios” dentro do
campo de jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que recuperar a posse da bola e marcar gol num dos
golzinhos posicionados na extremidade do campo de jogo.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola permanece com a defesa.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado com posse da bola pertencendo a
equipe de defesa.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 X 4
Com 3 Apoios Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 4 (Z,Z,L,L) Contra 4 (M,M,A,A) Com 3 (G,L,L) Apoios Do Lado De Fora Do Campo De
Jogo Auxiliando a Equipe Que Detém Da
Posse Da Bola
Ambos
deverão atuar a somente dois toques na bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 2 X 2 +
2 Coringas Com 5 Apoios Do Lado De Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 2 (V,V) Contra 2 (A,A) + 2 (M,M) Coringas Com 5 (G,Z,Z,L,L) Apoios Do Lado
De Fora Do Campo De Jogo Em Posse Da Bola.
Somente
um toque na bola.
Os
Coringas (M,M) jogarão para a equipe em posse da bola
Os
Apoios (G,Z,Z,L,L) também jogarão somente para a equipe em posse da bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 (+2)
X 2 Com Apoios do Lado De Fora:
Jogo
De 4 (V,V,M,M) + 2 (Z,Z) “Defensores”
X 2 (A,A) “Atacantes” Com 2 Apoios (L,L) Do Lado De Fora Do Campo De
Jogo.
Num
retângulo (dividido em duas metades), 4 (V,V,M,M) “Defensores” tentam manter
a posse da bola, contando também com o auxilio por parte dos “Apoios” (L,L) contra
2 (A,A) "Atacantes", jogando apenas a 1 toque.
Depois
de trocarem “X” quantidade de passes consecutivos sem intervenção por parte
dos adversários numa das metades do
espaço de jogo, podem deslocar-se (todos menos o jogador mais afastado, nesta
caso A,A) para a outra metade onde está os 2 Zagueiros à espera da posse de
bola.
Após
os atacantes recuperarem a posse da bola o jogador que efetuou o passe errado
e seu companheiro de posição tomam os lugares dos atacantes.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 X 4
Com 3 Apoios Do Lado De Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” 4
(M,M,A,A) “Atacantes” Com 3 Apoios
(G,L,L) Do Lado De Fora Do Campo De Jogo.
Num
retângulo (dividido em duas metades), 4 (Z,Z,V,V,) “Defensores” tentam manter
a posse da bola em seu campo de jogo, contando também com o auxilio por parte
dos “Apoios” (G,L,L) contra 2 (A,A) "Atacantes", jogando apenas a 2
toques na bola.
A
equipe sem a posse da bola envia apenas 2 de seus jogadores ao campo
adversário com o objetivo de roubar a bola.
A
partir de “X” quantidade de passes trocados por parte da equipe com a bola,
trocam-se os marcadores.
Quando
um dos marcadores roubarem a posse da bola deverá fazer o passe para um dos
apoios laterais para validar a roubada de bola e após enviarem para o campo
de jogo dos atacantes.
Enviada
a bola para o campo de jogo dos atacantes o exercício continua, porém agora
os defensores enviam 2 jogadores ao campo de jogo adversário para tentar
recuperar a bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 X 4
Com 3 Apoios Do Lado De Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” X 4
(M,M,A,A) “Atacantes” Com 3 Apoios
(G,L,L) Do Lado De Fora Do Campo De Jogo.
Num
retângulo 4 (Z,Z,V,V,) “Defensores” tentam manter a posse da bola e progredir
no campo de jogo, contando também com o auxilio por parte dos “Apoios”
(G,L,L) contra 4 (M,M,A,A) "Atacantes", jogando apenas a 2
toques na bola.
As
equipes marcarão ponto sempre que conduzirem a bola até a extremidade do
campo de jogo adversário.
O
“Goleiro” atuará como Apoio somente para a equipe defensiva.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 + G X
4 Com 2 Apoios Do Lado De Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” + G X 4 (M,M,A,A) “Atacantes” Com 2 Apoios (L,L) Do Lado De Fora Do Campo
De Jogo.
Num
retângulo 4 (Z,Z,V,V,) “Defensores” tentam manter a posse da bola e progredir
no campo de jogo, contando também com o auxilio por parte dos “Apoios” (L,L) contra
4 (M,M,A,A) "Atacantes", jogando apenas a 2 toques na bola.
A
equipe composta pelos “Atacantes” tem por objetivo marcar o gol, enquanto os
“Defensores” deverão conduzir a bola até a extremidade do campo de jogo dos
atacantes.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 2 X 2
Com 6 Apoios Jogando No Lado De Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 2 (V,V) “Defensores” Contra 2 (A,A) “Atacantes” Pela Posse De Bola Com 6
(Z,Z,L,L,M,M) “Apoios” Que Atuarão Fora Do Campo De Jogo.
Após
“X” quantidade de passes sem intervenção por parte do adversário a equipe
marca ponto.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo de 4 X 4 +
2 Coringas:
Jogo
De 4 (Z,Z,L,L) “Defensores” contra 4 (M,M,A,A) “Atacantes” + 2 (V,V) “Coringas” dentro do
campo de jogo.
Os
Defensores deverão proteger os 4 golzinhos enquanto os Atacantes tentarão
fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que recuperar a posse da bola e marcar gol num dos
2 golzinhos posicionados na extremidade do campo de jogo.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola permanece com a defesa.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado com posse da bola pertencendo a
equipe de defesa.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo 5 + 1 X 4:
Jogo
De 5 (Z,Z,L,L,V) “Defensores”+ 1 (V) Atuando Como Pivô Contra 4 (M,M,A,A)
“Atacantes”.
Situação de jogo 3 Golzinhos +
6 X 4. A equipe de Defesa, em superioridade numérica (5 jogadores no exterior
do espaço de jogo e um dentro), circula a bola sendo que a cada 10 passes
consecutivos sem intercepção ganham 1 ponto.
A equipe Atacante, em
inferioridade numérica tenta recuperar a bola e marcar “gol” numa dos 3 golzinhos
(em até ” 5’’ após a recuperação da bola), ganhando 1 ponto.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo de 3 + G X
3 + 3 Coringas:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” + Goleiro X 3 (M,A,A) + 3 (L,L,V) “Coringas”.
Os
Coringas Jogarão Sempre Para a Equipe Em Posse Da Bola.
Os
atacantes deverão proteger os golzinhos e atacar o gol em que está o Goleiro,
e os defensores defendem o Goleiro e
atacam os 3 golzinhos posicionados na outra extremidade do campo de jogo.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo
De 5 + 1 Pivô X 3 + 1:
Jogo
De 5 (Z,Z,L,L,V) “Defensores”+ 1 (V) Atuando Como Pivô Contra 3 (M,M,A)
“Atacantes” + 1 “Atacante” Jogando de Forma Isolada Atrás Dos Defensores.
Situação de jogo 5 Defensores
+ 1 Pivô X 3+1 Atacantes.
No espaço correspondente a um
retângulo, jogam 5 Defensores + 1
Pivô X 3 Atacantes + 1 Atacante
atuando de forma isolada .
A cada 10 passes consecutivos
sem intercepção, a equipe em superioridade numérica ganha 1 ponto.
Os três jogadores Atacantes em
inferioridade numérica tentam recuperar a bola e passá-la rapidamente ao seu
colega que se encontra no espaço exterior delimitado.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 + G X
4 + 2 Apoios Exteriores:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” + Goleiro contra 3 (M, M,A,A) “Atacantes” + 2 (L,L) Apoios Fora Do Campo
De Jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que trocar “X” quantidade de passes.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola retorna a defesa.
Após
o ataque realizar um gol a posse da bola reinicia com o ataque na extremidade
do campo de jogo.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 4 + G X
3 + 2 Coringas Com 1 Apoio Exterior:
Jogo
De 4 (Z,Z,V,V) “Defensores” + Goleiro contra 3 (M,A,A) “Atacantes” + 2 (L,L) Coringas Com 1 (M)
Apoio Fora Do Campo De Jogo.
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que efetuar o passe para o apoio que está fora do
campo de jogo.
Os
Volantes poderão tentar recuperar a posse da bola somente até a linha próxima
a grande área.
Os
defensores poderão fazer a bola chegar até o apoio com um passe a partir dos
dois volantes ou então através de uma ligação direta por meio dos zagueiros.
Após
os atacantes progredirem para após esta linha apenas os defensores poderão
tentar desarmar o ataque.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola retorna ao ataque.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado pelo Apoio com a posse da bola
pertencendo a equipe Atacante.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo
De 3 + G X 3 + 4 Apoios No Lado De Fora Do Campo De Jogo:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” + G X 3 (M,A,A)”Atacantes” Com 4 (M,L,L,V) Apoios Atuando No Lado De
Fora Do Campo De Jogo.
Os
Atacantes deverão trocar passes objetivando a progressão no campo de jogo,
avançar até a linha da pequena área e, assim, buscar a finalização.
A
partir do momento em que os Atacantes avançarem até a pequena área os
Defensores poderão regredir e buscar recuperar a posse de bola.
O
objetivo dos defensores é recuperar a posse de bola e a ficar com a mesma
buscando o auxilio do Goleiro e também dos apoios laterais.
Os
Apoios Laterais jogarão para a equipe que está com a bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 3 X 3 +
1 Coringa Com 4 Apoios Jogando Dentro
Do Campo De Jogo Em Posse Da Bola:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” X 3 (A,A,M) “Atacantes” + 1 (M) Coringa Com 4
(G,Z,L,L) Apoios Jogando Dentro Do
Campo De Jogo Em Posse Da Bola.
Tanto
a equipe de Ataque quanto à equipe de Defesa jogarão buscando a posse de
bola, juntamente com o auxilio dos Apoios e do Coringa.
O
Goleiro atuará como Apoio fora do campo de jogo, e só auxiliará a equipe de
Defesa.
O
Coringa e os Apoios dentro do campo de jogo auxiliarão a equipe que naquele
momento estiver com a posse de bola.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De 3 + G X
3 + 1 Coringa Com 3 Apoios Dentro Do
Campo De Jogo:
Jogo
De 3 (Z,Z,V) “Defensores” + Goleiro contra 3 (M,A,A) “Atacantes” + 1 (M) Coringa que jogará para a equipe em posse da bola e
3 (V,L,L) “Apoios” que atuarão dentro do campo de jogo
Os
Defensores deverão proteger o gol enquanto os Atacantes tentarão fazer o gol.
A
defesa marca ponto sempre que marcar gol num dos três golzinhos posicionados
na outra extremidade do campo de jogo.
O
ataque pontua a cada gol efetuado.
Ambos
os jogadores deverão atuar com somente dois toques na bola.
Após
finalização a posse da bola retorna a defesa.
Após
o ataque realizar um gol o jogo é reiniciado com os Atacantes em seu campo de
defesa.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Jogo De Jogo De
3 (Z,Z,V) “Defensores” + G X 3 (M,A,A) “Atacantes” Com 3 (L,V,L + G) Apoios
Dentro De Campo De Jogo + 1 (M) Coringa Com 2 Golzinhos a Defender e a
Atacar:
Tanto
a equipe de Ataque quanto à equipe de Defesa jogarão buscando a posse de
bola, juntamente com o auxilio dos Apoios e do Coringa, jogando a somente um
toque na bola.
Ambas
as equipes tem 2 golzinhos a atacar e a defender.
O
Coringa e os Apoios dentro do campo de jogo atuarão para a equipe em posse de
bola
A
equipe de Ataque em posse da bola criará sempre uma situação de 7 X 3, já a
equipe de defesa criará situação de 8 X 3.
O
Goleiro será um Apoio Que atuará fora do campo de jogo, porém este auxiliará
somente a equipe de defesa.
Tempo
da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas
propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.
|
|
Aguardo sugestões, críticas e opiniões. * E’mail:
rafael_hackbarth@hotmail.com
Referências
Bibliográficas:
GARGANTA, Júlio; GRÉHAIGNE, Francis Jean. Abordagem Sistêmica No Jogo de Futebol:
moda ou necessidade? Movimento. v.10, p.40-50, 1999.
LEITÃO, Rodrigo. O
Jogo De Futebol: Investigação de sua estrutura, de seus modelos e da
inteligência de jogo, do ponto de vista da complexidade. 2009. 230f. Tese
(Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.2009.
MARTINS,Paulo Jorge Correia.Comportamento Técnico-tático e Variabilidade da Frequência Cardíaca em
Jogos de Ataque e Defesa, com Igualdade e Superioridade Numérica, em Jogadores
Sub-13.2010.49f. Dissertação (Mestrado). Universidade De Trás-os-Montes e
Alto Douro, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário