Autor: Rafael Hackbarth
O
corpo é o objeto de identificação do sujeito/individuo no espaço, levando a
dimensão corpórea do homem a possuir um significado mais amplo nas teorias
explicativas de algumas ciências vindas a reconhecê-lo e identificá-lo como um
objeto de estudo.
Dentre
estas várias ciências, podendo citar a história, a filosofia, a sociologia e a
antropologia, algumas delas possuem importância central para a educação.
Levando o corpo ao um estado privilegiado e antagônico de algumas pesquisas.
Atualmente
em nossa perspectiva cultural a corporeidade se apresenta numa nova visão de
corpo (um novo significada humano de corpo) analisando o corpo por meio de sua
totalidade, englobando suas relações e dimensões. Inserindo o corpo humano num
mundo significativo, numa relação dialética do corpo consigo mesmo com outros
corpos expressivos e com objetos de seu mundo, conforme afirma OLIVIER, 1995
p.51.
Seguindo
esta linha de pensamento, nos deparamos com SANTIN (1987, P.26) quando salienta que o homem é movimento, o
movimento que se torna gesto, o gesto que fala, que instaura a presença
expressiva, comunicativa e criadora. Aqui, justamente neste espaço, está a
Educação Física. Ela tem que ser gesto, o gesto que se faz, que fala. Não o
exercício ou movimento mecânico, vazio, ritualístico. O gesto falante é o
movimento que não se repete, mas que se refaz, é refeito dez, cem vezes, tem
sempre o sabor e a dimensão de ser inventado,feito pela primeira vez. A
repetição criativa não cansa, não esgota o gesto, pois não é repetição, mas
criação. Assim ele é sempre movimento novo, diferente, original. Ele é arte.
O
corpo então, não é somente um símbolo, objeto ou instrumento mas este é um
elemento de presença no mundo, sendo cada ser, dotado de uma dimensão corporal,
organizando cada criança/adolescente através do corpo, por meio do “eu
corporal”.
Cada
corpo traz consigo uma cultura, uma cultura corporal de movimento. Sendo este o
objeto de estudo da Educação Física e no qual vou abordar em minhas próximas
linhas.
Mas
como entender tudo isso?
A
Educação Física pode ser entendida então como uma disciplina que introduz e
integra o aluno na Cultura Corporal De Movimento, alinhando-se aos objetivos
educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a
diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la,
instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das
lutas e das ginásticas..
O
que isto significa?
Significa
que é a E.F. responsável por fazer o tratamento pedagógico do jogo, do esporte,
da dança, das lutas, das ginásticas a partir das intencionalidades e
finalidades escolares. Passando a entender estes elementos e o próprio corpo
como práticas constitutivas de uma cultura corporal.
Construindo
significações através das experiências concretas dos sujeitos aprendizes indo
de encontro ao conteúdo escolar estabelecendo uma relação entre professor,
aluno e conteúdo, e não como algo abstrato, genérico que está nos livros
escolares.
A
partir do momento em que o aluno se relaciona com o esporte, ele não está
somente se relacionando com seus amigos e/ou companheiros de equipe, ele está
se relacionando com a copa do mundo, com os times europeus com os interesses
econômicos que extrapolam o esporte.
Não
podendo a E.F. reduzir a relação da criança com o mundo com o simplesmente
empobrecendo-a ao simples ato de somente
jogar a bola, arremessá-la, chutá-la , lançá-la, ou seja, somente do ponto de
vista físico-motor.
Cabendo
a Motricidade humana fazer o aprendiz refletir sobre uma dimensão da cultura,
não se limitando somente ao fazer, ao jogar, ao dançar ensinando-o a fazer, a
jogar e a dançar, reunindo no processo de aprendizagem buscando fazer o
aprendiz apropriar-se da compreensão, do significado e do sentido deste “fazer”
na cultura e na vida de cada um.
Fazendo
disto conteúdos fundamentais da Educação Física, onde o professor/educador
continuará ensinando seus educandos a jogar o voleibol, o basquetebol, o
handebol, as modalidades que já fazem parte do acervo esportivo e ampliando
também este acervo com outras modalidades lidando com a cultura corporal, mas
não na perspectiva de promoção à saúde,ou buscar a melhoria da aptidão física,
ou rendimento físico esportivo mas sim,sobre o intuito de ampliar a compreensão
de cultura corporal de movimento de cada elemento presente e inserido no
ambiente de aprendizagem.
Referências:
OLIVIER,
Giovanina Gomes de Freitas. Um olhar sobre o Esquema Corporal, Imagem Corporal,
a Consciência Corporal e a Corporeidade. Dissertação de mestrado, FEF, 1995.
SANTIN,
Silvino. Educação Física – uma abordagem
filosófica da Corporeidade.Ijuí: Liv. Unijuí, 1987.
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