Autor:
Rafael Hackbarth
Quais
alterações e/ou modificações podemos preconizar buscando facilitar o processo
de ensino aprendizagem aos nossos aprendizes nos Jogos Coletivos de Invasão?
Diversas são as possibilidades pedagógicas de ensino aprendizagem
para os Jogos Desportivos Coletivos De Invasão, e em ambas delas, modificar a
estrutura funcional padrão de cada jogo pode torna-se um agente de sucesso.
Manipular regras, comportamentos, situações e contextos
evidentemente podem ser um fator a propiciar o processo pedagógico didático de
ensino aprendizagem dos mesmos.
Com isso os jogos adaptados, modificados e/ou
condicionados são estruturas funcionais do jogo formal, que por sua vez, vão de
encontro a especificidade de cada esporte coletivo que podem ser usados nos
mais diversificados contextos e objetivos.
O esporte ao ser ensinado, deverá levar em consideração
princípios de ação e gestão do jogo, seus elementos estruturais, sua
funcionalidade e sua informacionalidade (Reverdito & Scaglia, 2009).
Selecionando o exercício de treino – modelando o mesmo de
acordo com nossos objetivos ou modelo de jogo –, e dando a este uma construção
progressiva, mantendo assim as
especificidades do jogo propriamente dito estaríamos dando os primeiros passos
em busca de uma aprendizagem adequada e de qualidade a nosso aprendiz.
Seria esta, uma forma de privilegiar a gestão das
emergências, de desordens surgidas no ambiente de jogo para que o indivíduo
organizasse suas tomadas de decisões em relação à resolução dos conflitos
substanciais.
Fazendo com que assim, o aprendiz construísse uma nova
ordem de soluções para o jogo, permitindo a este reconhecer a lógica interna e
funcional do jogo e transferi-la para o jogo coletivo de invasão.
Dentre as várias possibilidades de modificações do jogo
coletivo, abaixo cito algumas delas:
Modificações
Pedagógicas
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Possibilidade
De Variações
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Espaço
De Jogo
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Superfície: deverá ser plana ser plana e não oferecer riscos aos alunos,
podendo ser cimento, madeira, grama, areia terra, batida etc.
-
Características do especo: zona parcialmente proibida, proibida ou neutra,
com fórmulas de circulo, semicírculo, quadrada etc.
-
Dimensão e formas: espaços grandes ou reduzidos, circulares, retangulares
etc.
-
Lugares determinados: quadras poliesportivas, espaços urbanos, praias,
parques, bosques e etc.
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Bola
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-
Tipo de material: plástico, couro, pano, papel sintético etc.
-
Forma, tamanho e peso: esférica, ovulada, sem forma definida, grande,
pequena, leve, etc.
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Textura, coloração, densidade e sonoridade: lisa, branca, reluzente, maciça,
com objetos sonoros internos etc.
-
Números: mais de uma bola e distintos objetivos.
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Gol
Ou Baliza
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Tipo de material: madeira, ferro, cordas elásticas, alumínio etc.
-
Forma, tamanho e características: retangular, circular, linear, grande,
pequena etc.
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Situação determinada: vertical, horizontal, frente a frente, em diagonal,
móvel, fixa e etc.
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Número: mais de uma bola e distintos objetivos.
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Participantes
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-
Caráter: grupos homogêneos e heterogêneos (feminino e masculino , iniciantes
e iniciados).
-
Números: grupos grandes, pequenos, individual etc.
-Formas
de deslocamentos: sobre os dois pés, em um único pé, frontal, de costas,
lateral, quadrúpede etc.
-
Equilíbrio Numérico: igualdade, inferioridade ou superioridade.
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Regras
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Entre as possibilidades derivada dos
elementos anteriores as regras poderão ser modificadas em virtude dos
objetivos, das características do grupo e do lugar onde está acontecendo a
prática.
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Adaptado de Garcia 2001) apud Reverdito e Scaglia
(2009, p.211-212).
Bom Treino a Todos.
E
você amigo Leitor, utiliza modificações pedagógicas do jogo formal objetivando
o ensino aprendizado de qualidade aos seus aprendizes? Qual você preconiza? De
que forma agrega essas modificações em suas Sessões?
Referências
Bibliográficas
REVERDITO,
Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia
do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009. 264p.
ISBN: 978-85-7655-210-9.
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