domingo, 19 de janeiro de 2014

Natureza, Características, Metodologia e Treinamento No Futebol.

Natureza, Características, Metodologia & Treinamento No Futebol.

O futebol, assim como outras modalidades esportivas coletivas, pertence ao quadro designado de Jogos Desportivos Coletivos (JDC), devido as suas características, essência, magnitude e assiduidade.
Um desporto situacional onde atuam 11 contra 11, havendo participação simultânea entre ambos, englobando um conjunto diversificado de situações carregadas de grande variabilidade e incerteza. Sendo um desporto de situação,onde os comportamentos estão sempre condicionados pelo contexto.
Podendo ser caracterizado como um sistema aberto, complexo, dinâmico e não-linear, dotado de imprevisibilidade, aleatoriedade, aciclicidade, caos, ordem e desordem.
   Gerido dentro de um continuum de ações, com relações de dependência e interdependência num pólo de oposição e cooperação em que se torna impossível prever próximas ações muito menos fornecer a natureza do jogo uma determinada ordem cronológica de acontecimentos.
Disputado por duas equipes, que se envolvem numa luta permanente pela conquista da posse de bola, em completa interação com seus companheiros e condicionada pelas relações antagónicas de ataque/defesa.
Sendo ainda totalmente incorporado de uma dimensão estratégico-tática, estabelecido por referências de organização de jogo, onde o futebolista, por sua vez, é submetido a uma grande quantidade de decisões a tomar, num curto espaço de tempo.
No futebol atual, conforme cita Saraiva (2005). a qualidade do processo de tomada de decisões define o nível de qualidade em qualquer jogador. Sem uma correta tomada de decisão do que supostamente deveria se fazer, de pouco serve a velocidade de execução de qualquer gesto ou comportamento realizado.
Ainda segundo o mesmo, treinar o sistema condicional no futebol é objetivar a otimização das qualidades condicionais e não a maximização das mesmas. Assim, deverá ser estimulada no jogador a capacidade para que o mesmo faça bom uso e uma boa gestão das suas capacidades velozes. Terá mais sentido em falar de uma velocidade útil, de uma força útil, do que de velocidade máxima ou força máxima.
Para que isso ocorra é necessário que o futebolista passe por um ótimo processo de formação aguerido por um método de treinamento eficaz, e que este por sua vez, vá de encontro a um “jogar” específico.
Metodologia conforme salienta López (2013), é uma palavra composta de três vocábulos de origem grega: Meta (mais além), odos (caminho) e logos (estudo).
A metodologia se define como a ciência que estuda os métodos de conhecimento ou como a aplicação lógica de um determinado método. Método é uma palavra que procede do vocábulo grego “methodos” (caminho).O método se refere ao meio empregado para alcançar um objetivo.
Voltando este olhar sob a ótica do treinamento no futebol seria: A ciência que estuda o processo mais adequado com o objetivo de preparar os jogadores para a competição e/ou jogo.
Ainda conforme López (2013), o objetivo final de todo método de treinamento deve ir orientado a que os jogadores desenvolvem ao máximo nível e de forma inter-relacionada as capacidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas, na qual seu modelo tático de jogo requer, e que a equipe como conjunto responda de uma maneira rápida, organizada e eficaz a cada situação que planteia o desenvolvimento do jogo.
Ou seja, treinar é criar/dar e/ou fornecer uma identidade coletiva a uma equipe, uma modo coletivo e único de raciocinar, pensar e jogar o jogo, desenvolvendo tarefas de treinamento que vão de encontro as características do modelo de jogo da equipe.
Um exercício de treino deve ter por real finalidade ‘ser um problema’  criando assim uma situação de competição, ou melhor, uma “Situação De Jogo” semelhante aquela na qual o futebolista irá de defrontar durante os 90 minutos do jogo propriamente dito, e estas devem ser reconhecidas, superadas e antecipadas através de comportamentos.
Desta forma o atleta estará apto a responder de forma positiva as situações problemas concretas do jogo de futebol.

Aguardo sugestões, críticas e opiniões. * E’mail: rafael_hackbarth@hotmail.com

Referencias Bibliograficas:

LÓPEZ, Jávier López. Constrói sua metodologia de treinamento: Integração tática parte 1. Futbol-Tactico. Revista Profissional de Futebol e Futsal. Ed.76, 2013, 125-141. Disponível em: http://www.futbol-tactico.com/pt/futbol/76/futebol-base/constroi-sua-metodologia-de-treinamento-integracao-tatica-parte-1.html . Acesso em: 15 – Jan – 2014.


SARAIVA, P. Força, o suporte condicional do futebolista. Promocion , abr. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário