sábado, 26 de abril de 2014

Tarefa Multifuncional Com Transferências Coordenativas, De Velocidade e Mudanças De Direção Sob Aplicação de Situações Defensivas e Ofensivas Do Jogo.

Autor: Rafael Hackbarth
Olá,
Boa Tarde a todos!
            Abaixo lhes apresento um circuito onde de maneira integral, trabalharei diferentes aspectos condicionais, técnico-táticos, e psicopedagógicos do nosso jovem futebolista.
            Durante uma temporada é de suma importância trabalhar uma grande quantidade de conteúdos voltados ao futebolista, baseados em diferentes fractais do jogo real.
Desta forma vos mostro este circuito, como uma alternativa ao trabalho e correção das pequenas microestruturas que se dão em campo, como por exemplo, o 2x1, o 1x1+1, o 1x2 e assim sucessivamente.
Ao mesmo tempo em que o derivamos para um trabalho de força, utilizando cargas e alguns exercícios coordenativos de transferência unidos a velocidade de deslocamentos.
            Este trabalho se justifica, devido ao fato de que dentro do processo de formação do jogador, principalmente nas últimas etapas no trabalho de base ( juvenis, juniores), são etapas onde por regra geral, e exceto casos particulares, temos um jogador em pleno desenvolvimento e em alguns casos devemos fazer a manutenção de todas suas capacidades condicionais, onde este indivíduo, em concreto, sofre uma grande melhora de seus níveis de força máxima.
            Objetivos:

  • Melhorar e elevar índices de força do jogador.
  • Interiorizar trabalho defensivo de pressão e coberturas.
  • Desenvolver aspectos coordenativos e psicomotrizes.
  • Interiorizar e aprender a solucionar corretamente situações de jogo ofensivas, defensivas e de finalizações.

Conteúdos:

  • Força geral/dirigida/especial.
  • Defesa: coberturas/permutas/pressão/repregue/orientação.
  • Ataque: superioridade/inferioridade/igualdade numérica, finalização.
  • Coordenação, velocidade, mudança de direção e pliometria.

Organização e execução:

Organização ao grupo de trabalho em trios, 2 “Atacantes” e 1 “Defensor” que executaram de maneira conjunta e simultânea todas as zonas do circuito (5 zonas) que posteriormente explicaremos.
Uma série completa do circuito finalizará quando o trio que trabalha tenha passado por todas as zonas de maneira continuada executando cada um dos pontos estipulados por zona.


ZONA NÚMERO 01 


O início do exercício É desencadeado pelo Treinador ( representado pela letra “C”) que começa com três jogadores, sendo 2 “ Atacantes” e ‘ “Defensor” em um triângulo bastante compactado. 
O objetivo se dá para que outros dois jogadores devem se organizar/posicionar defensivamente quando o terceiro jogador estiver realizando uma ação com a bola.
 Não é somente a direção da ação que se torna um ponto-chave, mas também a forma como eles se movem é importante, buscando evidenciar bastante a coordenação, a lateralidade, a velocidade e a mudança de direção do jogador.
Toda ação foi realizada lateralmente, com movimentação para frente e para trás, sendo que ambos eram ovacionados a receberem a bola. 
O Treinador joga a bola para cada jogador, eles simplesmente devolvem-na com somente um toque. Depois de dois ou três passes, o trio movimenta-se e realiza rápida passagem, saltando pelos obstáculos (aros).

ZONA NÚMERO 02


Depois de ultrapassar os obstáculos cada Atacante executa um exercício técnico de passe.
Os Atacantes recebem a bola de um auxiliar do treinador do lado oposto, devolvem-na, e dirigem-se em direção as estacas em velocidade após receber a bola novamente.


ZONA NÚMERO 03
O Defensor, após movimento de coordenação motora realizando elevação de joelhos sobre as escadas, sai em velocidade rápida em direção ao manequim e finaliza a bola ao gol. (Veja Abaixo):


ZONA NÚMERO 04
Quando os jogadores Atacantes chegam às estacas e posteriormente a finalização do Defensor, recebem a  bola para inicio de uma nova etapa do exercício. 
            Assim, os 2 “Atacantes jogam contra 1 “Defensor”, num 2 X 1.


ZONA NÚMERO 05
            Após isso os Laterais saem saltando os obstáculos, realizando movimentos de mudança de direção perante as estacas, ficando com uma das bolas em seus pés e efetuando um cruzamento para a área.
            É realizado um cruzamento de cada lado do campo de jogo.


Após isso ambos os jogadores voltam para seus postos, fazendo a recuperação por meio de um trote com intensidade leve a moderada.

Abaixo Segue Meu E’mail Para que Possamos Interagir: rafael_hackbarth@hotmail.com
            Um Grande Abraço a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário