domingo, 2 de março de 2014

Modificações Pedagógicas Nas Estruturas Funcionais Do Jogo – Manipulações

Autor: Rafael Hackbarth

Quais alterações e/ou modificações podemos preconizar buscando facilitar o processo de ensino aprendizagem aos nossos aprendizes nos Jogos Coletivos de Invasão?

            Diversas são as possibilidades pedagógicas de ensino aprendizagem para os Jogos Desportivos Coletivos De Invasão, e em ambas delas, modificar a estrutura funcional padrão de cada jogo pode torna-se um agente de sucesso.
            Manipular regras, comportamentos, situações e contextos evidentemente podem ser um fator a propiciar o processo pedagógico didático de ensino aprendizagem dos mesmos.
            Com isso os jogos adaptados, modificados e/ou condicionados são estruturas funcionais do jogo formal, que por sua vez, vão de encontro a especificidade de cada esporte coletivo que podem ser usados nos mais diversificados contextos e objetivos.
            O esporte ao ser ensinado, deverá levar em consideração princípios de ação e gestão do jogo, seus elementos estruturais, sua funcionalidade e sua informacionalidade (Reverdito & Scaglia, 2009).
            Selecionando o exercício de treino – modelando o mesmo de acordo com nossos objetivos ou modelo de jogo –, e dando a este uma construção progressiva,  mantendo assim as especificidades do jogo propriamente dito estaríamos dando os primeiros passos em busca de uma aprendizagem adequada e de qualidade a nosso aprendiz.
            Seria esta, uma forma de privilegiar a gestão das emergências, de desordens surgidas no ambiente de jogo para que o indivíduo organizasse suas tomadas de decisões em relação à resolução dos conflitos substanciais.
            Fazendo com que assim, o aprendiz construísse uma nova ordem de soluções para o jogo, permitindo a este reconhecer a lógica interna e funcional do jogo e transferi-la para o jogo coletivo de invasão.
            Dentre as várias possibilidades de modificações do jogo coletivo, abaixo cito algumas delas:

           
Modificações Pedagógicas
Possibilidade De Variações

Espaço De Jogo

- Superfície: deverá ser plana ser plana e não oferecer riscos aos alunos, podendo ser cimento, madeira, grama, areia terra, batida etc.

- Características do especo: zona parcialmente proibida, proibida ou neutra, com fórmulas de circulo, semicírculo, quadrada etc.

- Dimensão e formas: espaços grandes ou reduzidos, circulares, retangulares etc.

- Lugares determinados: quadras poliesportivas, espaços urbanos, praias, parques, bosques e etc.


Bola

- Tipo de material: plástico, couro, pano, papel sintético etc.

- Forma, tamanho e peso: esférica, ovulada, sem forma definida, grande, pequena, leve, etc.

- Textura, coloração, densidade e sonoridade: lisa, branca, reluzente, maciça, com objetos sonoros internos etc.

- Números:  mais de uma bola e distintos objetivos.


Gol Ou Baliza

- Tipo de material: madeira, ferro, cordas elásticas, alumínio etc.

- Forma, tamanho e características: retangular, circular, linear, grande, pequena etc.

- Situação determinada: vertical, horizontal, frente a frente, em diagonal, móvel, fixa e etc.

- Número: mais de uma bola e distintos objetivos.


Participantes

- Caráter: grupos homogêneos e heterogêneos (feminino e masculino , iniciantes e iniciados).

- Números: grupos grandes, pequenos, individual etc.

-Formas de deslocamentos: sobre os dois pés, em um único pé, frontal, de costas, lateral, quadrúpede etc.

- Equilíbrio Numérico: igualdade, inferioridade ou superioridade.


Regras

   Entre as possibilidades derivada dos elementos anteriores as regras poderão ser modificadas em virtude dos objetivos, das características do grupo e do lugar onde está acontecendo a prática.

Adaptado de Garcia 2001) apud Reverdito e Scaglia (2009, p.211-212).

Bom Treino a Todos.
E você amigo Leitor, utiliza modificações pedagógicas do jogo formal objetivando o ensino aprendizado de qualidade aos seus aprendizes? Qual você preconiza? De que forma agrega essas modificações em suas Sessões?
Aguardo sua resposta: rafael_hackbarth@hotmail.com

Referências Bibliográficas

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009. 264p. ISBN: 978-85-7655-210-9.

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