segunda-feira, 3 de março de 2014

O Jogo Reduzido e Adaptado Como Possibilidade De Ensino Dos Jogos Desportivos Coletivos Na Educação Física Escolar

Autor: Rafael Hackbarth

            Nos dias atuais, surgem cada vez mais, novas concepções metodológicas sobre o processo de ensino aprendizagem dos jogos desportivos coletivos dentro do contexto esportivo e escolar.

Métodos estes, que veemente centralizam o jogo como ferramenta fundamental no processo de ensino aprendizagem. Gerando por meio deste, desafios e conflitos no processo pedagógico-didático, proporcionando assim, a criação de situações problema e adaptações nos aprendizes através da alteração de regras e dinâmicas de jogo para os indivíduos inseridos num determinado ambiente.

Entretanto ao abordar esta forma de ensino, o professor/educar deve estar consciente de que só promoverá alguma adaptação e favorecerá o aprendizado de determinadas habilidades alterando este ambiente de aprendizagem, ou melhor, proporcionando diferentes ambientes de jogo para o jovem aprendiz se defronte com diferentes situações, na qual deverá coordenar suas ações a fim de resolver os problemas emergentes do jogo.

Neste contexto, é de suma importância o papel do professor, onde este por sua vez, é aquele que apresenta o nível do desafio proposto, devendo, portanto, saber gerenciar o que acontece e tornar o meio o mais favorável possível para reflexões e descobertas. (NEIRA apud MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C, 2009, p.159).

Surgem então neste contexto, os jogos reduzidos e adaptados, onde através da sistematização do exercício/atividade viabiliza-se problematizar o jogo de uma forma pedagógica, ou seja, através da manipulação de sua estrutura organizacional e de suas constantes estruturais (espaço de jogo), funcionalidade (tempo/duração), do seu nível informacional (feedback/comunicação).

Impondo através da alteração das relações estabelecidas no exercício em forma de jogo e propondo condicionantes para que o sujeito consiga elaborar suas ações em prol da resolução de problemas surgidos que vão de encontro às características primordiais dos jogos desportivos coletivos. (JDC)

Os jogos desportivos coletivos caracterizam-se, entre outros fatores pela aciclicidade técnica, por solicitações e efeitos cumulativos morfológico-funcionais e motores e por uma intensa participação psíquica. (Teodorescu, 1985)

A natureza dos jogos esportivos é muito ampla, possuindo ao seu redor a imprevisibilidade a aleatoriedade, o equilíbrio e o desequilíbrio, ordem e desordem, organização e interação.

Os jogos reduzidos são atividades eficientes em termos de aproveitamento de tempo e a duração das aulas. Estes, por sua vez, devem ser amplamente utilizados nas aulas de Educação Física, por permitirem aos iniciantes vivenciarem situações problema que resultarão no aprendizado das habilidades que vão de encontro aos objetivos propostos pelo educador.

Portanto, a utilização destes jogos assume então um papel importante no processo de ensino aprendizagem das modalidades esportivas, pois permitem de certa forma a continuidade das ações, um melhor domínio perceptivo do espaço e possibilitam um número bastante alto de intervenções no objeto de jogo em várias situações diversificadas favorecendo a aquisição das habilidades motoras necessárias por parte do aprendiz.

Referências:

MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C. Consolidando caminhos e caminhadas da Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (orgs) O quê e como ensinar Educação Física na escola. Jundiaí, S.P.: Fontoura, 2009. p. 151-176.

TEODORESCU, L. Contributions au concept de jeu sportif collectif. In: Proceedings of International Congres Of Teaching Tearn Sports. Roma: Scuolla dello Sport. p.193, 1985.



Nenhum comentário:

Postar um comentário