domingo, 16 de março de 2014

O que é Cultura Corporal De Movimento?



Autor: Rafael Hackbarth
O corpo é o objeto de identificação do sujeito/individuo no espaço, levando a dimensão corpórea do homem a possuir um significado mais amplo nas teorias explicativas de algumas ciências vindas a reconhecê-lo e identificá-lo como um objeto de estudo.
Dentre estas várias ciências, podendo citar a história, a filosofia, a sociologia e a antropologia, algumas delas possuem importância central para a educação. Levando o corpo ao um estado privilegiado e antagônico de algumas pesquisas.
Atualmente em nossa perspectiva cultural a corporeidade se apresenta numa nova visão de corpo (um novo significada humano de corpo) analisando o corpo por meio de sua totalidade, englobando suas relações e dimensões. Inserindo o corpo humano num mundo significativo, numa relação dialética do corpo consigo mesmo com outros corpos expressivos e com objetos de seu mundo, conforme afirma OLIVIER, 1995 p.51.
Seguindo esta linha de pensamento, nos deparamos com SANTIN (1987, P.26)    quando salienta que o homem é movimento, o movimento que se torna gesto, o gesto que fala, que instaura a presença expressiva, comunicativa e criadora. Aqui, justamente neste espaço, está a Educação Física. Ela tem que ser gesto, o gesto que se faz, que fala. Não o exercício ou movimento mecânico, vazio, ritualístico. O gesto falante é o movimento que não se repete, mas que se refaz, é refeito dez, cem vezes, tem sempre o sabor e a dimensão de ser inventado,feito pela primeira vez. A repetição criativa não cansa, não esgota o gesto, pois não é repetição, mas criação. Assim ele é sempre movimento novo, diferente, original. Ele é arte.
O corpo então, não é somente um símbolo, objeto ou instrumento mas este é um elemento de presença no mundo, sendo cada ser, dotado de uma dimensão corporal, organizando cada criança/adolescente através do corpo, por meio do “eu corporal”.                    
Cada corpo traz consigo uma cultura, uma cultura corporal de movimento. Sendo este o objeto de estudo da Educação Física e no qual vou abordar em minhas próximas linhas.
Mas como entender tudo isso?
A Educação Física pode ser entendida então como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal De Movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas..
O que isto significa?
Significa que é a E.F. responsável por fazer o tratamento pedagógico do jogo, do esporte, da dança, das lutas, das ginásticas a partir das intencionalidades e finalidades escolares. Passando a entender estes elementos e o próprio corpo como práticas constitutivas de uma cultura corporal.
Construindo significações através das experiências concretas dos sujeitos aprendizes indo de encontro ao conteúdo escolar estabelecendo uma relação entre professor, aluno e conteúdo, e não como algo abstrato, genérico que está nos livros escolares.
A partir do momento em que o aluno se relaciona com o esporte, ele não está somente se relacionando com seus amigos e/ou companheiros de equipe, ele está se relacionando com a copa do mundo, com os times europeus com os interesses econômicos que extrapolam o esporte.
Não podendo a E.F. reduzir a relação da criança com o mundo com o simplesmente empobrecendo-a ao simples  ato de somente jogar a bola, arremessá-la, chutá-la , lançá-la, ou seja, somente do ponto de vista físico-motor.
Cabendo a Motricidade humana fazer o aprendiz refletir sobre uma dimensão da cultura, não se limitando somente ao fazer, ao jogar, ao dançar ensinando-o a fazer, a jogar e a dançar, reunindo no processo de aprendizagem buscando fazer o aprendiz apropriar-se da compreensão, do significado e do sentido deste “fazer” na cultura e na vida de cada um.
Fazendo disto conteúdos fundamentais da Educação Física, onde o professor/educador continuará ensinando seus educandos a jogar o voleibol, o basquetebol, o handebol, as modalidades que já fazem parte do acervo esportivo e ampliando também este acervo com outras modalidades lidando com a cultura corporal, mas não na perspectiva de promoção à saúde,ou buscar a melhoria da aptidão física, ou rendimento físico esportivo mas sim,sobre o intuito de ampliar a compreensão de cultura corporal de movimento de cada elemento presente e inserido no ambiente de aprendizagem.
Referências:
OLIVIER, Giovanina Gomes de Freitas. Um olhar sobre o Esquema Corporal, Imagem Corporal, a Consciência Corporal e a Corporeidade. Dissertação de mestrado, FEF, 1995.
SANTIN, Silvino.  Educação Física – uma abordagem filosófica da Corporeidade.Ijuí: Liv. Unijuí, 1987.

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