Pedagogia Do Esporte. Qual Seu Significado? Sua Caracterização? Qual
Sua Finalidade?
O Esporte Como Uma Ciência!
Para
disseminarmos um significado caracterizando a “pedagogia do esporte” precisamos
percorrer alguns caminhos e irmos à busca de alguns significados para que assim,
consigamos ter uma compreensão sobre o objeto de estudo.
Contudo,
primeiramente para que consigamos ter um melhor entendimento, iremos fracionar
o estudo e conceituar a palavra “pedagogia” estabelecendo seu campo de
investigação e significado.
Com
isso Durkhein apud Reverdito & Scaglia (2009) buscando um conceito
específico sobre a pedagogia afirmou que esta é a reflexão – teoria prática e
prática teórica – de forma metódica dos diversos campos de estudos relacionados
à educação; é estudo do ensino – historicidade – na busca de uma ideal
pedagógico.
Seguindo
esta linha de pensamento Reverdito & Scaglia (2009) ainda citam que a esta
estabelece seu campo de investigação – científico, filosófico e técnico – nos
diferentes aspectos relacionados à realidade educacional, em constante
transformação – saber sócio-histórico -, podendo, assim, explicar os objetivos
(por quê?, para quê?) e processos de intervenção metodológica (como?) e
organizativa (o quê?, quando?) referentes à transmissão-assimilação de saberes
e modos de ação.
Com
isso é possível salientar que a pedagogia do esporte está justamente voltada ao
estudo e/ou a busca por caminhos e processos pedagógicos facilitando as formas
de ensino. Então seria esta, no gênese de caracterização, um meio a dar conta
de educar o sujeito/indivíduo para a prática esportiva.
Assim,
as práticas de ensino carregam consigo muitas responsabilidades voltadas não
somente ao ensino do esporte, mas sim aos indivíduos que o praticam, fazendo
uso do esporte como mais um ótimo e eficaz elemento de formação humana.
De
encontro a este pensamento, volto no tempo e me alimento das palavras de
Scaglia (1999), no qual aborda um pouco mais sobre o ato de ensinar:
Salientando
que ensinar não é, e nunca será,
tarefa simples e desprovida de responsabilidades. Ao ensinar tem-se o
compromisso com o formar. Formar o cidadão que, para se superar e ser sujeito
histórico no mundo, necessita desenvolver sua criticidade, sua autonomia, sua
liberdade de expressão, sua capacidade de reflexão, sintetizando sua cidadania.
Assim sendo, aluno/sujeito/cidadão, lapidado por quem ensina, não será mais
aquele que simplesmente se adapta ao mundo, mas o que se insere, deixando sua
marca na história. (SCAGLIA, 1999, p. 26)
A prática
educativa intencional deve ir de encontro a uma pedagogia, e se sobrepor
unicamente ao saber técnico-esportivo, mas sim, alicerçada no indivíduo que
joga buscando a formação de um ser autônomo capaz de transformar sua realidade
e o mundo em que vive.
Portanto com
todas essas possibilidades, e com enorme caracterização político sociocultural,
o esporte se torna um objeto de conhecimento dentro da área das “Ciências Do
Esporte” contemplado de várias responsabilidades, para ensinar o esporte para
todos, ensiná-lo bem, ensinar mais do que ele próprio e ensinar a gostar de
esporte. (FREIRE, 2002)
Referências
Bibliográficas
FREIRE, J.B.
(2002). Educação de corpo inteiro:
teoria e prática da educação física. 4ª ed. São Paulo: Scipione.
REVERDITO,
Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia
do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009. 264p.
ISBN: 978-85-7655-210-9.
SCAGLIA, A.J.
(1999). O futebol que se aprende e o
futebol que se ensina. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de
Campinas. Campinas.
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