sábado, 8 de fevereiro de 2014

Circulação Posse De Bola e Finalização – F.C. Barcelona – Pep Guardiola

Circulação Posse De Bola e Finalização – F.C. Barcelona – Pep Guardiola
Autor: Rafael Hackbarth

            Continuando os posts e publicando algumas Das sessões De Treinamento De Pep Guardiola, apresento um exercício analítico em que se evidencia o trabalho da Circulação e de Posse De Bola, utilizado em 2009 pelo treinador do time Catalão.





CIRCÚITO DE PASSES E FINALIZAÇÃO

Este exercício embora simples, tem seu valor em termos de fundamentos e pequenos detalhes que podem ser considerados, por exemplo no modelo de jogo do FC Barcelona. Nota-se a preocupação com as seguintes situações no exercício:

- Condução próxima do pé - conduzir para criar linha de passe
- Passe diagonal
Jogo frente/costas - jogador de costas já devolve a quem distribui a bola
- Formação de triangulo
- Infiltrações / Ultrapassagens
- Finalização

No desenho acima reproduzi a movimentação do vídeo. Embora o desenho possa parecer complexo, a situação é bem simples, as trocas entre cones seguem o ritmo da bola, e estão assinaladas pelas setas vermelhas no desenho.

Embora não seja um exercício que possa se basear uma metodologia inteira, os exercícios deste tipo em circuito tem seu valor semanal, e pode ser útil em dias de recuperação ou movimentos mais rápidos, em situações com maior exigência de velocidade.

Neste caso nota-se uma preocupação em utilizar pequenos sprints em meio e ao final da participação, inclusive com pequenos saltos entre um dos sprints, intercalando a velocidade cíclica e acíclica no mesmo exercício. É sempre importante levar em consideração o contexto.

Agora Assista Ao Trabalho Realizado Pelos Jogadores Do Barcelona:


Barcelona training in San Francisco at Kezar on 08-07-09. Jonathan Dos Santos



Aos Leitores Mais Assíduos Do ‘Pedagogia De Treino’, Não Deixem De Fornecer Comentários, Tecer Críticas e Registrar Suas Opiniões. Deixo a Vós Também Meu E’mail Para Aqueles Que Quiserem Trocar Mensagens e Experiências: rafael_hackbarth@hotmail.com .
Um Grande Abraço a Todos

Referencias


ESTEVES, Luis. Exercício Circulação e Finalização: FC Barcelona 2009. Blog Organização De Jogo. 07 abr. 2011. Disponível em: http://organizacaodejogo.blogspot.com.br/2011/04/exercicio-finalizacao.html . Acesso em: 08 fev.2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário