quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Somente Jogos Serão Capazes De Resolver Nossos Problemas Da Prática?


Somente Jogos Serão Capazes De Resolver Nossos Problemas Da Prática?
Autor: Rafael Hackbarth.

            Serão Capazes Somente Os Jogos De Resolver Nossos Problemas Na Praxis Pedagógica Do Ensino Dos Jogos Desportivos Coletivos De Invasão?

            Os Jogos Coletivos De Invasão são contemplados por todos aqueles jogos coletivos que envolvem progressão no campo de jogo e alvos a atacar e a defender. Dentre eles posso citar; o futebol, o futsal, handebol, basquetebol, hóquei, seja no gelo ou na grama, rúgbi e futebol americano.
                         
         Além disso, ambos os jogos são marcados pela alta intensidade e quantidades de ações por unidade de tempo, ocorridas num ambiente aleatório, acontecimental e totalmente imprevisível, dotados de ritmos contínuos e variados, resultantes de conflitos alternados em decorrência dos objetivos de jogo, determinados por uma dimensão espaço temporal, contemplado de uma natureza totalmente complexa. (R everdito & Scaglia 2009, p. 183  )
          
         Torna-se então de grande importância conhecer os parâmetros configuradores da estrutura funcional de cada jogo para que consigamos construir uma matriz pedagógica para ensino dos mesmos.
     
       Dentro desta matriz pedagógica, é aconselhável que haja uma sistematização dos conteúdos desenvolvendo assim nos praticantes a “Capacidade Do Jogar”, num ambiente em que exija dos praticantes um número elevado de decisões a tomar em decorrência dos confrontos, objetivos e fases do jogo.
     
     Desde já posso salientar que só conseguiremos propiciar maior “Capacidade De Jogo” em nosso aprendiz, colocando-o num ambiente de jogo, facilitando assim para o sujeito melhor compreensão do jogo permitindo identificar  as intenções dos outros jogadores, promovendo uma interação coletiva com seus companheiros e adversários tomando assim decisões cada vez mais rapidamente, obtendo desta forma, a chamada inteligência de jogo.

        Isso quer dizer que só construiremos tal capacidade nos indivíduos expondo-os ao Jogo. Quanto a este, vários autores mencionam diferentes nomenclaturas para os mesmos: Jogos Condicionantes, Jogos Adaptados, Jogos Modificados, Jogos Conceituais, Jogos Reduzidos e entre outros.

         Para nós o que realmente importa é que sejam “Jogos”. Mas agora, um pergunta fica no ar:

- Serão Capazes Somente Os Jogos Sejam Eles Reduzidos, Adaptados, Conceituais, Condicionantes e/ou Modificados De Resolver Nossos Problemas Voltados a Praxis Pedagógica Do Ensino Dos Jogos Desportivos Coletivos De Invasão?
            A resposta se torna óbvia. É Claro Que Não!

            O que precisamos para que estes jogos se tornem eficientes é dotá-los de uma matriz pedagógica dentro de um processo estrutural, numa carga de dificuldades na mesma sessão que vão progredindo de tarefa para tarefa e que ao final de tudo consigamos atingir nossos objetivos com aquela Sessão/Aula.

            Iremos conseguir isso das mais variadas formas; manipulando regras, condicionando comportamentos, reduzindo espaços para que a densidade das ações aumente concomitantemente, enfim, modificando as capacidades estruturais do jogo em prol daquilo que buscamos.

            O handebol faz parte do quadro designado de Jogos desportivos De Invasão, e através desta modalidade buscarei exemplificar uma Sessão, em que o objetivo é propiciar, através de jogos, vivências para meus aprendizes possam, por sua vez, melhorar suas habilidades e ações de arremesso.

Confira:



            Na primeira atividade, escolhemos um aprendiz, que deverá evitar que os demais acertem-no com a bola. Os outros, por sua vez, não podem correr ou se deslocar com a bola nas mãos somente sem ela.

            Uma das modificações estruturais que podemos realizar no jogo é a colocação de maior número de objetos de jogo (bola).

            Ou então, maior número de alvos.


            Envolvendo  maior dinâmica e intensidade ao Jogo.

            Outra alteração possível de ser feita é uma alteração no Jogo propriamente dito, dando maior complexidade ao mesmo.
           
            Jogo De Três Cores, onde duas equipes jogam a favor e em oposição a terceira, no caso  Azul + Vermelho Contra Coringas.
          
            O objetivo é acertar os Coringas de forma com que consiga-se eliminar todos.

            Podemos variar as equipes que jogam entre si e contra.
           
            Número Dos Objetos De Jogo.

            E por último buscando aumentar ainda mais a complexidade da Atividade proponho um Jogo De 4 Equipes, em que 2 Equipes Jogarão Em Oposição a Outras 2.
            Formando assim um 2 + 2 X 2 + 2 alterando assim o exercício para níveis cognitivos muito maiores.

            Veja:



            Bom Trabalho a Todos!

Se optarem e quiserem me enviar comentários: rafael_hackbarth@hotmail.com
             
            Um Grande Abraço!
                                  Referências Bibliográficas
                                  REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009. 264p. ISBN: 978-85-7655-210-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário