domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dinâmicas De Finalização – Parte I

Dinâmicas De Finalização – Parte I
Autor: Rafael Hackbarth

Caros Leitores,
A seguir trago algumas dinâmicas de finalizações em espaços reduzidos, nos quais se trabalharão também alguns dos princípios do jogo, como a condução, a progressão em busca da meta adversária, os dribles, as fintas, assim como variáveis físicas, como a resistência e a velocidade.
A partir de então caberá a nós treinadores, preparadores físicos e/ou orientadores de atividades físicas desenhar a tarefa de acordo com a especificidade do Modelo De Jogo e guiá-los através de uma descoberta guiada para que o futebolista tenha ideias gerais sobre as tarefas, onde possa observar e analisar como cada equipe e cada atleta resolve os problemas propostos.
Trata-se então de reduzir o espaço sem se distanciar da globalidade do jogo. Buscando não distanciar o exercício de treino da complexidade infinita proveniente do jogo propriamente dito.
Estas tarefas irão de encontro a uma ideia de complexidade. Existe complexidade quando são inseparáveis os diferentes componentes constituintes de um todo e existe tecido interdependente, interativo entre as partes e o todo, e o todo e as partes.
Confira abaixo:





Descrição:
- 1 Atacante X Goleiro.

- 2 Atacantes X 1 Defensor.

- 3 Atacantes X 2 Defensores.

- 4 Atacantes X 3 Defensores.

A tarefa só termina após finalização por parte do Atacante/Equipe de Ataque, ou então se os Defensores retirarem a bola da zona de pressão;










Descrição:

- 3 Atacantes X 1 Defensor Jogarão a Um Toque Na Bola.

- 3 Atacantes X 1 Defensores. Jogarão a Um Toque Na Bola.

- 3 Atacantes X 2 Defensores. Jogarão a No Máximo Dois Toques Na Bola.

- 3 Atacantes X 2 Defensores Jogarão a No Máximo Dois Toques Na Bola.

- 3 Atacantes X 3 Defensores Jogarão a No Máximo Dois Toques Na Bola.

A tarefa só termina após finalização por parte do Atacante/Equipe de Ataque, ou então se os Defensores retirarem a bola da zona de pressão;






Descrição: Dinâmica de 1X1:

- Duas Colunas Com Número Iguais De Atletas.

- A Tarefa Se Inicia Em 1 Atacante X Goleiro.

- Após o Treinador Solta Uma Bola Para Um Dos Jogadores Da Equipe Que Estava Defendendo e Este Sai Em Contra-Ataque Contra o Atleta Dentro de Campo. 1 X 1.

- Após a Finalização Do Jogador Em Posse De Bola, o Treinador Solta Uma Nova Bola Para Os Futebolistas Da Coluna Pertencente Ao Atleta Que Já Está Dentro De Campo Por Duas Rodadas.

- Assim a Tarefa Segue Sucessivamente.

- Tempo da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.





Descrição: Tarefa De 2 X 2 + Apoios Laterais:

- Jogo De 2 “Atacantes” + 2 Apoios Laterais Contra 2 “Defensores”.

- A Tarefa Se Inicia Com 2 Atacantes Pressionando 2 Defensores No Campo De Ataque Contando Com Dois Apoios Laterais.

-Para Os 2 Defensores Passarem a Atacar Deverão Recuperar a Posse Da Bola e Efetuarem Um Passe No Campo De Ataque a Um Dos Seus Apoios Laterais.

- A Partir De Então Os 2 Jogadores No Campo De Ataque Deverão Então Fazer o Retorno Defensivo,  e Defender Sua Meta Não Podendo Contar Com o Auxilio Dos Apoios Para Defender.

- A Tarefa Consiste Em Criar Uma Situação De Inferioridade Numérica De 4 Atacantes X 2  Defensores. ( 2 Atacantes + 2 Apoios Contra 2 Defensores)

- Tempo da atividade controlado e definido em função da solução dos problemas propostos e/ou de acordo com a vertente física a ser trabalhada.

Aguardo sugestões, críticas e opiniões. * E’mail: rafael_hackbarth@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário