quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jogo De 4X4 + Transição Ofensiva e 4X3:

Jogo De 4X4 + Transição Ofensiva e 4X3:
Autor: Rafael Hackbarth

No desenvolvimento e decorrer das transições participam um número bastante reduzido de jogadores com o objetivo de se buscar a finalização na meta adversária através de pequena quantidade de ações técnico-táticas.
            Após a recuperação da posse de bola, a equipe defensiva deve dispor de um espaço de jogo maior e os jogadores devem posicionar-se em maior amplitude e profundidade possível, buscando fornecer linhas de passes ao portador da bola e tentando não ficar em situação de impedimento facilitando assim, a progressão no campo de jogo.
            Já as ações técnicas deverão ser realizadas num curto espaço de tempo com muita velocidade e precisão num sentido de jogo que permita a equipe ofensiva ir reduzindo através de passes e/ou conduções a distância do gol adversário.
Abaixo, represento um jogo de duas situações, na Situação ‘A’ evidencio 4X4 e na Situação ‘B’ um 4X3 em que objetivo trabalhar a posse de bola, o passe, a circulação da bola, a linha de passe, o desarme, a transição ofensiva, a superioridade numérica, a finalização e o contra-ataque.
Confira:

Jogo De 4X4 + Transição Ofensiva e 4X3:

Descrição:
Neste trabalho, dividiram-se duas equipes sendo:


  • 4X4 na situação A
  • 4X3 na situação B

- Situação A:

Neste Jogo Reduzido (4x4), o objetivo de uma equipe e criar situação de finalização e fazer o gol, enquanto o objetivo da outra equipe e realizar um passe para um jogador que esteja fora da área de ação do mini jogo. Este passe deverá passar pelo centro dos cones, e o jogador que deu o passe deverá apresentar-se para a situação B.

- Situação B:
Esta é uma situação aguda do jogo, onde se realiza uma situação de 4X3 em busca do gol, e esta ação deverá ser rápida e objetiva.

Sugestões:

Na situação A, se o técnico quiser pode-se criar uma situação de inferioridade numérica, trabalhando num 3x2, 4x3 dependendo de seu propósito, bem como limitar o número de toques na bola.

Na situação B, também além do 4x3, pode-se criar situações 4X2,5X2,5X3. E além de deixar os atletas criar a situação de forma livre, pode-se sugestionar movimentações e ações deixando a ação de contra ataque pré-definida.


Aguardo sugestões, críticas e opiniões. * E’mail: rafael_hackbarth@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário