quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jogo De 4X4 + Transição Ofensiva e 3X2 - Relação Atacante-Lateral



Jogo De 4X4 + Transição Ofensiva e 3X2 - Relação Atacante-Lateral
Autor: Rafael Hackbarth


Caros Leitores,
Continuando os posts sobre as ‘Dinâmicas De Finalização’, abaixo anexo mais um exercício de treino. Neste, por sua vez busco a retirada da zona de pressão e imediatamente uma ligação com os laterais em busca de uma transição ofensiva mais rápida, eficaz e de acordo com o Modelo De Jogo da Equipe.
É de fundamental importância que após a recuperação da bola aumentar o campo em largura.
Para buscar um contra-ataque ainda mais eficiente o treinador pode conduzir a sua equipe a roubar a bola numa zona, e buscar a progressão no campo de jogo e atacar por outra.
Incorporar jogadores das linhas de trás ao ataque tentando surpreender o adversário.
O portador da bola deve saber executar conduções rápidas e passes extremamente precisos no sentido diagonal e/ou vertical.
Se após a recuperação o adversário conseguir recompor suas linhas de marcação o mais rápido possível busca-se desacelerar o jogo e permanecer com a posse.
Se após a recuperação da bola o adversário estiver desorganizado busca ainda mais velocidade e precisão na execução das ações.
Confira Abaixo:

Jogo De 4X4 + Transição Ofensiva e 3X2:

O exercício busca fundamentalmente a saída da zona de pressão, buscando o jogo de lado com um dos atacantes e um lateral.

Num primeiro momento jogarão dentro do quadrado 4x4, uma das duas equipes terá que trocar três passes, e a partir daí tentar sair do quadrado.

Quando isso ocorrer um dos atacantes e o lateral do lado escolhido irá sair, junto com o atacante oposto em um 3x2, sendo que estes dois são zagueiros (de vermelho) que já esperam na zona intermediária, pode-se acrescentar o ‘meia’ entrando por trás formando um losango de ataque.


Aguardo sugestões, críticas e opiniões. * E’mail: rafael_hackbarth@hotmail.com


Referencias


ESTEVES, Luis. Exercício-relação lateral/atacante. Blog Organização De Jogo. 26 set.2013. Disponível em: http://organizacaodejogo.blogspot.com.br/2013/09/exercicio-relacao-lateral-atacante.html . Acesso em: 06 fev.2014.


2 comentários:

  1. Boa noite.
    Na situaçao de transiçao ofensiva tambem podia se recorrer à utilizacao de um jogador com capacidade de progressao com bola com velocidade para atrair potenciais defesas ou medios para zonas do terreno menos fulcrais e a entrada nessas zonas de companheiros de equipa para possiveis situacoes de finalizacao ou cruzamento desastibilizando a organizacao defensiva do adversario. Espero um feedback se puder.
    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Bom Dia José!

    Claro, muito boa sua afirmação e de certa forma seria algo muito inteligente e eficaz para se fazer no ambiente de jogo.

    Sua equipe estaria ganhando muito em termos estratégicos.

    Mas nosso maior desafio a partir de então é levar estes comportamentos pretendidos para o ambiente de treino e desenvolver tais em nossa equipe, para que estas tenham ações como essas fixas, para que assim, isto, além de um ação torne-se um comportamento coletivo evidenciado no Modelo De Jogo.

    Espero ter sido claro, e respondido sua pergunta.

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir