terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Exercício De Posse De Bola + Velocidade Dirigida

Exercício De Posse De Bola + Velocidade Dirigida
Autor: Rafael Hackbarth

            Caros Leitores,
            Abordarei nas próximas linhas um artigo abordando mais sobre a parte física. Uma junção, de forma simultânea entre um ‘Exercício De Posse De Bola’, onde se utiliza da via predominantemente lática e um ‘Exercício de Velocidade De Deslocamento’ exterior.
            Atualmente nos esportes coletivos, a via predominante exige o desenvolvimento de tarefas específicas do esporte em que se trabalha, buscando a criação de exercícios globais de forma sistêmica, agregando todos os fatores; físicos, técnicos, táticos e psicológicos.
            A velocidade de deslocamento, velocidade com a que o jogador se desloca com ou sem bola, resulta determinante no jogo, pois se dá tanto nos contra-ataques como nos repregues defensivos, e em definitiva nas transições.
            Neste caso, como incluímos dita tarefa de velocidade de forma simultânea com um trabalho de resistência, o que faz com que o jogador realize o circuito com uma fadiga acumulada, o que acrescenta uma situação real que depois se vai encontrar no jogo.

RESISTÊNCIA
VELOCIDADE
Joga-se em um espaço aproximado de 15 m x 13 m um pequeno jogo a dois toques no que os jogadores devem marcar gol nos mini gols.
Quando o preparador físico ou treinador nomeia a dois jogadores (com um espaço de tempo de uns 5 segundos entre eles), estes abandonam o jogo reduzido e vão realizar a tarefa de velocidade.

Variação: Pode-se chamar a dois jogadores da mesma equipe. Faz-se com o fim de ficar em inferioridade, aumentar os esforços para ocupar o espaço e provocando assim a aparição de outras manifestações da resistência.

Também se pode fazer para manter a posse, sem a necessidade de utilizar gols.
No trabalho de velocidade se faz por duplas, de tal forma que um jogador realiza uma perseguição ao portador da bola, pois entre este segundo e o primeiro tem um espaço de uns 5 segundos de margem.

O recorrido começa no quadrado amarelo da margem inferior esquerda tal como indica a imagem e se faz a máxima velocidade possível.

Recebe e devolve o passe para o treinador

Se, chega à escada de coordenação e posteriormente e realiza o skiping, novamente recepciona e faz a devolução ao treinador, salta sobre as barreiras, e finaliza com um só golpeio que pode ser evitado pelo jogador que realiza a perseguição, se este chegar a tempo.

Posteriormente se faz a vertical até a margem inferior direita tal como indica a imagem e se inicia no outro sentido um sprint no campo, e reinicia novamente o circuito.

Aos Leitores Mais Assíduos Do ‘Pedagogia De Treino’, Não Deixem De Fornecer Comentários, Tecer Críticas e Registrar Suas Opiniões. Deixo a Vós Também Meu E’mail Para Aqueles Que Quiserem Trocar Mensagens e Experiências: rafael_hackbarth@hotmail.com .
Um Grande Abraço a Todos!

Referências:

POLO, Israel.. Trabalho e jogo físico reduzido: Israel Polo. Blog El Corner De Israel Polo. 03 out. 2013. Disponível em:  http://cornerpolo.blogspot.com.br/2013/10/israel-polotrabajo-fisico-y-juego.html . Acesso em: 11 fev. 1014.







Nenhum comentário:

Postar um comentário